O Anima Escola leva a linguagem da animação para as escolas.

Criado pela equipe do Anima Mundi, Fo projeto oferece cursos e oficinas a alunos, professores e multiplicadores, para que possam produzir em sala de aula os seus próprios filmes de animação. Em 11 anos de história, 2.700 professores e multiplicadores e 15.000 alunos já foram atendidos no Rio de Janeiro e em diversas regiões do Brasil, como Volta Redonda (RJ), Macaé (RJ), Niterói (RJ), Angra dos Reis (RJ), Campinas (SP), Suzano (SP) e outras.

De forma lúdica, a metodologia desenvolvida para a produção de filmes animados estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento de crianças e de jovens: Criatividade, planejamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.

Nós do Anima Escola acreditamos que a linguagem da animação deve estar presente na escola como fonte de conhecimento e não apenas como um recurso didático, possibilitando a professores e alunos novas formas de expressão e conhecimentos que os ajudem a viver na sociedade contemporânea, fortemente marcada pela presença do audiovisual.

O Festival Internacional de Animação do Brasil − Anima Mundi − criado por quatro animadores brasileiros, se realiza todo mês de julho desde o ano de 1993 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo se tornado o segundo maior festival de animação do mundo.

Desde a primeira edição, uma de suas maiores atrações é o Estúdio Aberto, onde o público, entre uma sessão e outra de filmes, produz cenas de animação em diversas técnicas, podendo assistir ao resultado na hora.

O interesse que essas oficinas despertavam em professores e alunos de escolas públicas e particulares motivaram a equipe do Anima Mundi a elaborar atividades e métodos de ensino especialmente dirigidos ao ambiente escolar. Nascia o projeto Anima Escola!

  • Introduzir nas escolas a linguagem da animação, proporcionando a professores e alunos a experiência de produzir filmes animados de forma crítica e criativa.

  • Dar subsídios para a construção de novas práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação de qualidade.

  • Possibilitar novos modos de produção de conhecimento.

  • Difundir a arte da Animação, descobrindo e estimulando novos talentos.

  • Oferecer ferramentas técnicas apropriadas para a realização de filmes de animação por alunos e professores de forma autônoma.

  • Gerar um material didático diferenciado - filmes de animação que ficam à disposição das escolas para uso em sala de aula.

Neste espaço o Anima Escola pretende incentivar a reflexão sobre a linguagem e o contato entre professores e alunos que produzem animação em suas escolas. O site é colaborativo e aposta no compartilhamento de informações postadas pelos usuários. Se você é professor ou aluno produtor de animação, participe!

IDEIA

Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação

Rua Voluntários da Pátria 259 – sobreloja
Botafogo Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 22270-003 Brasil

Tel./Fax +55 21 2543-8860
              +55 21 2541-7499

escola@animamundi.com.br

Captcha