Perguntas Gerais
Como o MUAN captura imagens para gerar um arquivo de animação?
O MUAN pode capturar imagens de uma câmera conectada ao computador usando firewire, placa de captura (cabos S-vídeo ou RCA/composto) ou webcam. Nesses casos, você deve ter os equipamentos específicos para cada conexão. No primeiro caso, uma conexão IEEE1394/Firewire é necessária. Para trabalhar com S-vídeo ou cabo composto você precisa de uma placa de captura de vídeo USB ou PCI. Caso prefira trabalhar com webcam, certifique-se que esta é compatível com o sistema operacional utilizado.
Qual a melhor maneira de capturar imagens?
Recomendamos que se utilize uma câmera com conexão firewire, como uma MiniDV, pois é a maneira mais rápida e de melhor qualidade. Uma placa de captura USB é a opção mais barata pra quem já tem uma câmera filmadora antiga e não pode gastar com uma nova. Apesar de não ser a mais recomendada, a qualidade da imagem via placa de captura é boa. A webcam só é recomendada caso seja uma de alta qualidade de imagem e de captação de luz, pois normalmente são equipamentos simples e baratos e que não tem uma boa qualidade de imagem comparada aos dois anteriores.
É possível capturar com uma câmera fotográfica?
Sim, porém com a câmera fotográfica não há a possibilidade de visualização instantânea que o MUAN proporciona. As fotos capturadas na câmera fotográfica devem ser importadas após o termino da captura, o que, quando se trabalha com crianças pode não ser o ideal por perder esse elemento da instantaneidade. Para importar as fotos deve-se clicar no botão Importar Imagens e apontar para a pasta onde as fotos estão localizadas, e não para as fotos em si.
Sobre a utilização...
Como eu posso configurar o valor padrão de duração do frame?
Abra a caixa de diálogo Preferências, coloque o valor desejado no campo Duração Padrão e depois clique em Salvar. Nesse momento a modificação será feita.
Abrindo a caixa de Diálogo Preferências
Na janela principal do Muan_OS, selecione o Menu Sistema Preferências. Na janela principal do Muan_AE use o botão Preferências.
Onde está o arquivo de Salvar Automático (arquivo de Backup)?
Na instalação, o arquivo Salvar Automático deve ser configurado manualmente. O nome e o caminho do arquivo Salvar Automático são configurados na caixa de diálogo Preferências, mas esse arquivo existe somente se a opção Salvar Automático estiver clicado na caixa de diálogo.
Como recuperar um arquivo de animação através do arquivo de backup?
Clique no menu Arquivo – Carregar (ou botão Carregar), selecione o arquivo de backup e depois salve uma cópia da animação.
Como faço para criar um ciclo de animação?
Para criar um ciclo de animação, é necessário selecionar o trecho que será repetido, com a ferramenta Trecho, e clicar no botão Copiar, e depois Colar na posição desejada, por quantas vezes quiser.
Como faço para importar uma seqüência de fotos para o MUAN transformar em vídeo?
Primeiramente deve-se ordenar as fotos através do nome dos arquivos. As fotos não precisam estar numeradas em ordem. O MUAN aceita ordens quebradas, por exemplo, 01.jpg, 02.jpg, 05.jpg, 09.jpg .Mas é importante que elas estejam em ordem crescente e linear. A maioria das máquinas fotográficas digitais numeram automaticamente as fotos e isso pode ajudar bastante. Uma sugestão é separar as diferentes cenas em pastas distintas. Isso facilita na hora de importar, pois o MUAN importa a pasta onde as fotos podem ser encontradas. Após importar a pasta de uma cena, verifique se a duração dos frames está adequada e faça os ajustes necessários. Grave a animação com um nome distinto como cena03.avi.
Sobre problemas...
A câmera está conectada, mas nenhuma imagem aparece na área de imagem ou na janela imagem…
Checar:
  • se a câmera está conectada;
  • se a câmera está ligada;
  • se a conexão da câmera está de acordo com o tipo configurado da caixa de diálogo Preferências;
Mudanças na caixa de diálogos Preferências não estão produzindo efeito...
No Linux, verifique se o login que você está usando tem permissão de escrita no arquivo /usr/local/share/muan/pref.ini. Quando você salva novas preferências, esse arquivo é sobrescrito.
O MUAN travou o que faço?
Caso o MUAN pare de responder e mostre uma mensagem onde diz que a câmera está aparentemente desligada, salve sua animação independente de como ela estiver ou se está terminada ou não. Uma vez feito isso, carregue a mesma animação, que você acabou de salvar, e verifique se está tudo ok e se foi gravado com sucesso. Se você fizer isso, o programa carregará a animação junto da que já está aberta. Ou seja, você ficará com a mesma animação 2 vezes na memória. Essa é apenas uma medida de segurança, sua animação estará gravada NORMALMENTE. Ao verificar a animação salva, prossiga para procurar o possível problema, que pode ser: câmera desligada, cabo Firewire fora de contato, placa Firewire fora de contato. Caso todas essas opções estejam ok, reinicie o Linux, apenas APÓS ter checado a gravação da animação corrente. É possível que o computador trave antes que você possa desligá-lo. Caso isso aconteça, desligue-o apertando o botão que liga o laptop, por 10 segundos e religue após 15 segundos desligado. Caso o computador trave antes que você consiga salvar sua animação, ao religar o laptop, procure pelo arquivo de autosave e, se necessário, regrave os frames perdidos.